domingo, 8 de dezembro de 2013

1º post a gente nunca esquece





Salve, salve todos... estou começando este blog para contar e incentivar todos os gordos por aí. Primeiro queria deixar claro que minha experiência com blog é menos que zero, portanto não se assustem com qualquer deslize que venha acontecer. Então desde já peço desculpas! E voillá.

Pois bem há 6 meses eu pesava 107,5 kg estava com o IMC em 33,6 e a circunferência abdominal de 116cm sim, um absurdo! Já tinha tentado de tudo para emagrecer e nada dava certo, até que um dia comprei um livro chamado - O Poder do Hábito - e a história começou a mudar, o mais impressionante é que o livro não tem nada a ver com dieta, corrida, saúde. Na verdade o livro fala sobre o loop do hábito, como fazemos coisas automáticas, complexas ou não, parecendo não termos controle sobre a situação, foi com essa percepção que eu aprendi a fazer exercícios regulares e melhorar minha alimentação.


Vamos falar um pouco sobre o livro de Charles Duhigg: Ele basicamente explica como o cérebro está o tempo todo tentando procurando maneiras de poupar esforço, um hábito é uma escolha que em algum momento fazemos deliberadamente, e depois paramos de pensar a respeito, porém continuamos fazendo, às vezes todo dia. Pensa como foi difícil aprender a dirigir? E lidar com os três pedais, câmbio, retrovisores, etc.? Hoje você faz isso tudo e ainda troca as estações do rádio, olha o GPS e conversa com o carona tranquilamente...
O hábito funciona como se fosse um loop, ele começa com um anseio que o autor chama de deixa, depois a rotina e a recompensa;
Deixa: estímulo que manda o cérebro para entrar em modo automático, e indica qual hábito deve ser usado;
Rotina: que é a forma de executarmos a deixa para não nos sentirmos decepcionados;
Recompensa: que ajuda o cérebro a saber se vale a pena memorizar este loop para o futuro

Isso para mim foi como se acendesse uma lâmpada! O que eu fiz foi começar a treinar minha cabeça primeiro para todo dia colocar a bermuda, camisa, boné, tênis e óculos e partir para rua num sol escaldante e pagar todos os meus pecados de rodízios, hambúrgueres, chocolates, frituras e outras coisitas mais rs!
Depois comecei a treinar o corpo e isso vamos deixar para o próximo post ok? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário