quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Qual o melhor tênis para corrida?





Qual o melhor tênis para corrida? Hoje por onde você passa esbarra com umas cinco, dez, vinte pessoas correndo. Na rua o que encontramos de bizarrices é uma grandeza. Tem gente correndo de sapatênis, bermuda jeans, conjunto de moletom, isso mesmo calça e casaco de moletom!!! E não é por falta de informação, pois o google está aí para nos ajudar.
Vamos começar pelo começo: Qual o melhor tênis para corrida?Qual o melhor tênis para corrida?
Tênis: em muitos lugares a primeira informação que você recebe é qual o seu tipo de pisada? Pronada, neutra ou supinada. Eu li muito na internet antes de comprar meu primeiro tênis e umas das coisas mais intrigantes é que um tênis de R$ 1,000,00 não vai ser muito melhor do que um de R$ 250,00. As vezes é mais ao contrário, um tênis com mais amortecimento vai te causar mais problemas. A fisioterapeuta, Raquel Castanharo do Corrida no Ar, dizia que vale muito mais a pena comprar um tênis neutro com pouco amortecimento do que comprar um especifico para sua pisada com super amortecimento, porque o tênis para pisada Qual o melhor tênis para corrida?especifica força seu pé a ficar numa posição que não é habitual e ainda sim o pé continua fazendo a pronação mesmo usando um tênis próprio para esse tipo de pisada.
Outra coisa é sobre amortecimento, ela explicou que a cada passada seu corpo toma uma martelada no calcanhar que se propaga pela coluna, se o corredor não tomar cuidado com sua biomecânica e começar a pisada pelo calcanhar ele irá sofrer consequências nas articulações do tornozelo, joelho, quadril até chegar na coluna. O que isso quer dizer meu amigo? É que vale mais a pena você comprar um tênis mais acessível com pisada neutra e um amortecimento menos potente e prestar muito mais atenção na sua postura de corrida.
Você deve entrar com a pisada pelo meio pé e não bater direto com o calcanhar no solo, a coluna deve estar ereta e não jogada para trás ou para frente, os olhos sempre para o horizonte nunca para baixo o tempo todo, uma coisa muito importante é que para não gastar energia desnecessária a percepção nas passadas é estar impulsionando o chão para trás e nunca para cima. Isso faz muita diferença para ganhar velocidade e se cansar menos. Preste atenção nos gestos de corrida abaixo, todos pousam com o ante pé.
Qual o melhor tênis para corrida?
Outra discussão era sobre o tênis minimalista vs. o super tecnológico.
A primeira coisa é que se você está muito acima do peso, como era o meu caso, o tecnológico básico era o mais apropriado por conta do impacto nas articulações. Agora comparando atletas no peso ideal talvez o minimalista era o mais apropriado porque como dissemos acima correndo com tênis que absorvem o impacto a segurança de correr furando pode causar mais lesões e correndo com os minimalista acabamos tomando mais cuidado na hora de correr. Um estudo também foi citado que desde 1970 o números de lesões se manteve praticamente o mesmo naquela época os Wave Creation ou os Nimbus não existiam e hoje os corredores se machucam tanto quanto como nos anos 70. Outra pesquisa concluiu que correndo descalço o impacto que o corpo sofre é menor que correndo com esses hi-tech, ou seja, mais uma vez o corredor é mais importante que o tênis adequado. Nessa discussão eu ainda não tenho um veredito, talvez seja correr com cuidado com um tênis mais modesto no meu caso o Mizuno Wave Ovation, antes de comprá-lo eu fiquei na dúvida entre ele e o Asics Impression, mais meu pé gostou mais da Mizuno.

É isso pessoal no próximo post falarei sobre monitores cardíacos todos deveriam ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário