segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Biomecânica da corrida - existe um jeito certo para correr sem sentir dor?

Hoje vamos falar sobre biomecânica da corrida, existe um jeito certo para correr sem sentir dor? Sim, existe. Primeiro falamos sobre o melhor tênis para correr e agora irei falar sobre o jeito certo de correr. Em dezembro eu me matriculei numa academia por causa do horário que eu tinha para correr (11:00 à 13:00). Além de tudo chegou a hora de fazer um trabalho de fortalecimento muscular para passar para outro nível em desempenho.
Nesta semana enquanto eu corria presenciei duas pessoas, em dias diferentes, testando o amortecimento da esteira e do tênis. A primeira pessoa era uma mulher que aparentemente estava no seu peso ideal e correndo num pace de quem tinha um bom condicionamento, mas ela fazia tanto barulho nas passadas que todos olhavam para ela meio assustados. O problema é que essa reação serviu para ela achar que estava "abafando" e correr cada vez mais com o calcanhar.
O segundo era um homem que deveria pesar mais de 100kg e provavelmente estava no primeiro mês de corrida, porque ele corria de 3 a 5 min e parava. O cara com aquele peso todo corria a 13 km/h martelando o calcanhar na esteira tão forte que a máquina parecia que ia dobrar com ele dentro. Primeiro que uma pessoa no início do processo não tem motivo para correr nesta velocidade, por isso o uso do frequencímetro é importante.
Ele estava muito acima da sua capacidade, por curiosidade eu aumentei a velocidade para 14 km/h e mesmo querendo não consegui  fazer metade do barulho que ele estava fazendo. Por pouco eu não falei com ele sobre o que aquilo acarretaria mais para frente, mas meu bom senso não permitiu. Curiosamente os dois usavam os principais têni$ em amortecimento, ela um Nike Air e ele um modelo que desconheço, mas com um mega amortecimento.
Quando comecei a correr, eu não corri nas primeiras 3 semanas, só caminhava e mesmo assim depois que comecei a correr o percurso todo, durante o exercício meus calcanhares me matavam, depois foi o joelho, depois a coluna e de vez em quando um dedo ou outro do pé, quando fui pesquisar sobre tênis e biomecânica da corrida na hora parei de correr com o Adidas Bounce. Se eles tiverem sorte é isso que vai acontecer com eles também ou então vão ter lesões mais graves que dificultarão o processo todo.
Eu sou do tipo de pessoa que qualquer dúvida vou no google pesquisar, depois que eu vi essa mesa redonda abaixo minha maneira de correr mudou radicalmente e agora mesmo que eu queira, não importa a velocidade, eu não corro sobrecarregando os calcanhares. Mais um ponto para o Poder do Hábito, eu mudei minha biomecânica de corrida, no começo foi muito difícil eu tinha que me policiar o tempo todo, corria olhando para baixo para ver meus pés. Hoje eu corro de 12 a 15km e as únicas dores que sinto são musculares. Este vídeo do Corrida no Ar foi sem dúvida um dos mais esclarecedores que encontrei na internet sobre biomecânica da corrida. Veja e não se arrependa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário