sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Na rua ou na esteira?

Para quem corre há algum tempo esta é uma dúvida que sempre vem a cabeça. No meu caso passei 2 anos correndo na rua para depois me convencer a entrar na academia com o objetivo de fazer um trabalho de reforço muscular, acabou que a rotina e os horários mudaram e eu, atualmente, faço 80% dos trabalhos na academia e convivo com um sério problema, dores nos joelhos após correr na rua. Obviamente ainda estou longe do meu peso ideal, por isso ainda forço muito meu corpo ao correr e juntando ao fato de correr poucas vezes na rua, no dia seguinte eu fico com muitas dores no menisco, começou no joelho direito e passou para o joelho esquerdo. Na internet existem algumas matérias que dizem para iniciantes e obesos correrem na esteira e os mais experientes na rua, não concordo totalmente com isso, pois comecei na rua e não tive tantas lesões quanto agora, conjugando as duas formas. O que eu reparei é que a esteira me dá condicionamento para correr, mas mesmo que o meu cardio aguente correr 10km em 1 hr meu físico ainda não está preparado para aguentar todo esse impacto. Talvez a melhor resposta para essa pergunta seria começar a correr trajetos pequenos na rua mesmo que você tenha capacidade de correr mais, o que no caso dos amadores é bem difícil rs!.

sábado, 18 de abril de 2015

Hidratação para corredores

A desidratação será seu pior inimigo, ela fará com que seu desempenho piore e será a causa de dores musculares e nos tendões. Quem pratica atividades físicas regularmente deve ingerir de 2,5 a 3 vezes seu peso em água, ou seja, eu peso 90kg portanto devo consumir 2,7L de água por dia. Além dos benefícios evidentes da água ela também é um importante aliado na perda de peso, isso porque tem vezes que o corpo parece estar com fome e na verdade estamos com sede!
Antes de sair para correr beba 500ml de água, não se preocupe porque durante a atividade física seu corpo inibe a vontade de fazer xixi. Durante a corrida não espere sentir sede, pois isso já é um sinal de desidratação, para isso beba 100ml de água por km percorrido isso te ajudará a manter o ritmo. Em um dia normal seu corpo perderá de 0,5L a 1L de água por hora e é muito importante que você reponha esse líquido perdido, também verifique seu suor quando secar, se perceber umas manchas esbranquiçadas nas suas roupas você precisará repor seus líquidos com algum isotônico, porque essas manchas são um sinal de que seu corpo expele mais sais do que deveria.

Se você tiver dificuldade de beber água existem diversas formas de criar o hábito, hoje em dia o mundo gira em torno de apps outra ideia é comprar uma garrafa de 500ml e ir enchendo durante o dia. Vale de tudo o importante é ao final do dia você tenha ingerido sua quantidade recomendada de água.




quinta-feira, 16 de abril de 2015

A polêmica das meias de compressão

Pesquisadores australianos pegaram 33 maratonistas e os submeteram a um teste de exaustão na esteira, duas semanas antes de correrem uma prova de 42 km. Depois, os cientistas dividiram os atletas em dois grupos: o primeiro usou meias de compressão nas 48 horas após completarem a maratona. O segundo utilizou, no mesmo período, meias com pressão suficiente apenas para que permanecessem no lugar, mas sem efeito compressivo. Era um placebo

Duas semanas depois de concluída a maratona, os participantes do estudo realizaram novo teste na esteira. Resultado: o pessoal que usou as meias de compressão verdadeiras teve aumento médio de 2,6% no tempo que aguentou correr até a exaustão. Já a turma da meia de compressão falsa experimentou redução média de 3,4% no tempo de corrida até a exaustão, diferença significativa sob o aspecto estatístico.

Várias pesquisas sobre o tema já haviam sido divulgadas e raramente apontaram vantagens na utilização da meia – parecia que elas só serviam mesmo para o usuário ser motivo de piadas. Novos estudos sobre o tema serão importantes para uma conclusão mais firme. De qualquer modo, o placar já começa a ficar favorável às meias de compressão, como instrumento para acelerar a recuperação muscular.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

"Há quem invente desculpas para desistir, eu invento desculpas para continuar”.

Foram 1.437km, 184 corridas, 22.5kg perdidos e 2 tênis. Assim consegui conquistar a maior mudança da minha vida! Este blog foi criado para motivar e inspirar pessoas aprisionadas pelo próprio corpo, assim como eu estava.


Nessa jornada passei por muitos percalços, como emagrecer e engordar, estagnar, sentir o corpo implorando para engordar, tudo isso são coisas normais neste processo de emagrecimento. Isso começou em junho/2013 após ler um livro sobre hábito e percebi alguma coisa que me deixou convicto que iria emagrecer, depois li outro livro sobre dieta que me fez entender melhor a perda de peso sem mitos e depois tudo começou a se desenrolar naturalmente. Mas se tivesse que dar um conselho para algum gordo (a) seria primeiro procure a sua convicção de que você irá emagrecer, não sinta raiva de pessoas com o peso ideal, sinta admiração. Eu era, e ainda sou viciado em doces, só que todas as vezes que tentei emagrecer foi a base de dieta sem exercício físico, isso é um erro fundamental, hoje ainda estou longe do peso ideal (80 kg) e boa parte da culpa é porque não deixei de comer coisas que me façam ter prazer. Mas em contrapartida isso pode ter sido um triunfo, pois a possibilidade de comer gostosuras sem culpa pode ser a chave de correr 184 vezes em 20 meses ininterruptos. E você, quando irá entrar nessa jornada?